Olá pessoal!

O post de hoje é um pouco diferente. Vou indicar 5 filmes com histórias baseadas em livros que estão disponíveis no Netflix.
Nós leitores temos um sério problema com as adaptações cinematográficas dos livros que amamos. Grande parte dos filmes deixa muito a desejar, chegando muitas vezes a modificar fatos que consideramos "sagrados", vocês concordam comigo?
Das minhas indicações de hoje só não li um dos livros em que foram baseados os filmes (As vantagens de ser invisível, mas quero ler ainda este ano), os demais li todos e achei que a adaptação foi bem feita, mesmo que algumas alterações.

Orgulho e Preconceito (2005) - Com Keira Knightley, Matthew Macfadyen, Brenda Blethyn. Direção de Joe Wrigth (Classificação etária Livre). Distribuido por Universal Studios. Filme baseado no livro de mesmo nome da autora britânica Jane Austen, um dos grandes clássicos da literatura mundial. Confesso que primeiro vi o filme para só depois ler o livro. A atuação da Keira foi perfeita, na minha opinião ela incorporou muito bem Elizabeth Bennet. O Sr. Darcy também foi muito bem presentado por Matthew Macfadyen. O filme foi indicado em quatro categorias no Oscar e duas no Globo de Ouro, Keira concorreu na categoria melhor atriz nos dois prêmios. Descrição: Neste conto de Jane Austen ambientado no século 19, a Sra. Bennet espera casar suas filhas com homens ricos, incluindo o recém chegado Sr. Darcy.


As vantagens de ser invisível (2012) - Com Logan Lerman, Emma Watson, Ezra Miller. Direção de Stephen Chbosky (Classificação etária 14 anos). No caso desta adaptação o próprio autor foi o responsável pela direção do filme. Aqui no Brasil o livro foi publicado pela Editora Rocco em 2007. Como já disse eu não li o livro mas amei o filme,  tanto a história quanto a trilha sonora e os atores. Em geral quando vejo um filme que é baseado em um livro e gosto, sei que vou amar muito mais o livro. Por isso quero muito ler este livro, pretendo fazer isso ainda este ano. Foi emocionante ver o poder que a amizade tem em nossas vidas. Descrição: A escola é mais legal quando você faz amigos. Viva o presente; você vai lembrar de tudo isso para sempre. 



O Leitor (2008) - Com Kate Winslet, Ralph Fiennes, David Cross. Direção de Stephen Daldry (Classificação etária 16 anos). Baseado na obra homônima do escritor alemão Bernhard Schlink. O livro foi publicado em 1995, aqui no Brasil chegou em 2009 e foi publicado pela Editora Record. Li este livro em 2009 e gostei muito. Na minha opinião ele retrata como podemos ser prejudicados por nosso orgulho. Por vergonha a protagonista deixa de tornar público um fato que poderia alterar positivamente a sua vida. O filme foi bem fiel ao texto do livro e a atuação de Kate Winslet foi maravilhosa. Descrição: Um advogado de meia idade reflete sobre um caso que teve quando adolescente com uma mulher mais velha que foi condenada por crimes de guerra nazistas oito anos depois.

A morte e vida de Charlie (2010) - Com Zac Efron, Charlie Tahan, Amanda Crew. Direção de Burr Steers (Classificação etária 12 anos). Prepare o lencinho pois este filme provoca muitas lágrimas. Confesso que também chorei no livro. Este filme foi baseado no livro Vida e morte de Charlie St. Cloud do autor americano Ben Sherwood. O filme mistura drama com uma pegada sobrenatural. Vai narrar a história de Charlie após a morte de seu irmão mais novo Sam. É uma história linda e emocionante. Gostei tanto do flime quanto do livro. Descrição: O romance de Ben Sherwood é a base desta história espiritual sobre Charlie e sua dedicação a seu irmão, Sam, mesmo após a morte dele.


O maravilhoso agora (2013) - Com Miles Teller, Shailene Woodley, Brie Lanson. Direção de James Ponsoldt (Classificação etária 16 anos). No ano passado fiz um post comprando o livro e o filme (Livro x Filme: O Maravilhoso Agora). O filme foi baseado no livro de Tim Tharp que foi publicado aqui pela Editora Record em 2014. Mais uma vez eu primeiro assisti o filme, então já sabia o que acontecia quando li o livro. O maravilhoso agora conta a história da improvável amizade entre Sutter Kelly, um adolescente que gosta de viver despreocupadamente, e Aimee Finecky, um menia de seu colégio que ama ficção científica e sonha em trabalhar na Nasa. Descrição: Depois de ajudar a improvável amiga Aimee a elevar sua autoconfiança, Sutter começa a se apaixonar pela nova versão da garota.

Vocês já assistiram algum dos filmes indicados? Ainda dá tempo de fazer uma sessão cinema neste domingo. Espero que tenham gostado deste tipo de post, em breve volto indicando algumas séries.

Beijos,


2 Comentários

  1. Olá, Thais! Que post bacana!

    De fato, costumam mudar muitas coisas nas adaptações, às vezes para o bem, outras vezes nem tanto. Um exemplo de filme MUITO ruim (pra mim) é o Duff. Achei forçado, com atuações péssimas, com uma tentativa de humor escrachado que não combinou. O livro é legalzinho, merecia uma adaptação melhor. Está no Netflix tbm ;)

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gostei mais do livro do que do filme no caso de "Duff". Obrigada Krisna 😘

      Excluir