Quarta-feira, 13 de julho de 2016.


Olá pessoal!

Aproveitando que hoje é o dia mundial do Rock a resenha de hoje é de um livro que tem muita referência musical, Amigas (Im)perfeitas da Leila Rego publicado pela Editora Gutenberg. Já adianto para os fãs da Legião Urbana que o livro é cheio de referências às músicas da banda. 

Neste livro vamos conhecer Nina, um mulher independente e trabalhadora mas que morre de medo de continuar solteira e acaba se envolvendo com homens que não a valorizam. Suas melhores amigas desde o tempo do colégio Manu e Pâmela tentam de todas as maneiras fazer com que ela perceba que está se iludindo ao levar adiante estes relacionamentos mas Nina não dá o braço a torcer.
As três amigas são inseparáveis mas são muito diferentes. Manu o contrário de Nina, é praticamente imune ao sexo oposto, depois um divórcio conturbado ela acabou não buscando novos relacionamentos e apesar de ser formada em Jornalismo resolveu abrir um salão de beleza. Já Pâmela, que é contadora, representa o sonho de Nina, ela é casada com Domenico e tem uma vida muito estável financeiramente. Nina é massoterapeuta e vive sozinha. Todas as noites de quinta elas se encontram para a Noite do Batom, quando conversam sobre suas vidas, trocando confidências e falam sobre tudo. 
O histórico de relacionamentos de Nina não é dos melhores, tanto que suas amigas inventaram apelidos inspirados em nomes de vilões para todos os seus exs. O "escolhido" da vez é Marcelo, um estudante universitário que não quer nada sério com ela e só aparece quando quer. Um domingo Nina liga pra ele para se encontrarem ele diz que está em um hospital e que não está bem, ela quase morre de preocupação querendo ir fazer companhia para ele que recusa dizendo que sua mãe está com ele e pra ela não se preocupar. Ela acaba saindo com Manu. Elas encontram um grande amigo de Manu do qual Nina nunca ouviu falar, Nathan está acompanhado seu sobrinho. Ele ao contrário parece conhecer todas as histórias das amigas.
Quando todos estão indo embora encontram Marcelo, que está aos beijos com outra mulher. Nina fica arrasada e vai tomar satisfação. Ele não tem uma explicação e acaba desconversando. Para ajudar a amiga a se recuperar de mais um relacionamento amoroso fracassado Manu em uma das Noites do Batom resolve criar a OFI (Operação Faxina Interna). 
Durante uma semana as duas amigas vão abandonar suas vidas em busca de novas experiências. Nathan e Alexander, um desconhecido que tem agido como anjo da guarda de Nina, também farão parte desta aventura. Nesta viagem eles irão se conhecer melhor, descobrir fatos que estavam ocultos, reencontrar pessoas do passado e perceber que até o que parecia ser perfeito pode na verdade uma grande mentira.

Este foi um livro que amei ler, não consegui parar até terminar tanto que virei a noite lendo. A amizade de Manu, Pâmela e Nina é muito linda, apesar das diferenças elas se apoiam e se ajudam em todas as situações. A forma como o texto foi escrito nos leva a sentir parte deste grupo tão especial.
A ideia da OFI era para ajudar Nina, mas todos os envolvidos sem exceção foram beneficiados de alguma forma. Os novos integrantes do grupo, Nathan e Alexander que também estavam passando por questões difíceis em suas vidas, acabam assumindo papéis muito importantes e ajudando muito as amigas. Descobrimos que até mesmo as histórias que parecem ser perfeitas na verdade podem esconder uma grande farsa.
Nina parecia não perceber o círculo vicioso de seus relacionamentos, mas durante esta aventura com seus amigos ela consegue retomar o controle de sua vida. Além de seus problemas amorosos e sofre com a ausência de sua mãe que após a morte repentina de seu pai acabou se isolando do mundo.
Recomendo este livro para quem quer uma história de amizade verdadeira, sobre amadurecimento e valorização do amor próprio. Como e já tinha adiantado o livro é recheado de referências musicais, as três amigas amam as músicas da Legião Urbana. Muitos trechos das músicas são citados durante o livro. 
Este foi o terceiro livro que li da Leila Rego e amei todos, os outros livros #Partiu vida nova e A segunda vez que te amei também foram publicados pela Editora Gutenberg. Recentemente a editora lançou As fases da lua, um livro com contos da Leila Rego, Clarissa Corrêa, Liliane Prata, Bianca Briones e Jennifer Brown e este livro está na wishlist.

Espero que tenham gostado da resenha.

Ficha Técnica:
Editora: Gutenberg
Autora: Leila Rego
Páginas: 392
ISBN: 9788582350881
Skoob
Onde comprar
Avaliação: 5 Estrelas








Um Comentário

  1. Amei sua resenha!!
    De todas que li foi a melhor!
    Que desenvoltura!!
    Parabéns!!

    ResponderExcluir