Domingo, 17 de janeiro de 2016.



Olá Pessoal!!!!

O post  de hoje é um pouco diferente, vou falar sobre leitores digitais (e-readers). Atualmente no Brasil existem três marcas de leitores digitais: o Kindle da Amazon; o Lev da Livraria Saraiva; e o Kobo da Livraria Cultura. Cada aparelho possui diversas versões e preços, antes de comprar é muito importante verificar as funcionalidades de cada modelo e qual é o melhor para você conforme a sua necessidade. 

Uma das vantagens dos leitores digitais é que você pode levar vários livros com você pra qualquer lugar que vá sem precisar carregar peso! Se você acaba de ler um livro já pode escolher e começar a sua nova leitura. Eles também facilitam o transporte no caso de livros com muitas páginas. É o caso do livro Graça Infinita do David Foster Wallace publicado pela Companhia das Letras que tem 1.144 páginas. Para quem gosta de ler livros em outro idioma também facilita bastante pois os leitores digitais possuem dicionário integrado. Outro ponto favorável é a praticidade e rapidez na compra dos livros, você não precisa sair de casa e o livro normalmente está disponível para download em torno de 15 minutos após o pagamento. Em alguns casos o livro digital é mais barato do que o livro físico.
Existem também além dos leitores digitais (e-readers) alguns aplicativos para android e iOS. Além do Kindle,  Lev e Kobo existem outros aplicativos disponíveis. Mas os aplicativos têm algumas desvantagens. Um delas é que ler na tela de aparelhos celulares e tablets cansa muito nossa visão. As telas dos leitores digitais são projetadas para melhorar a qualidade da leitura. Outra desvantagem é que para ler nos aplicativos em grande parte dos casos é necessário estar conectado à internet. Nos leitores depois que você precisa estar conectado apenas para fazer o download do arquivo, na hora da leitura basta acessar o arquivo salvo.
Muitas pessoas tem dúvidas com relação aos e-readers e acham que não vão se adaptar. Eu tenho o Kobo Aura H2O da Livraria Cultura. Confesso que no começo "apanhei" um pouco para aprender a mexer, mas depois que você pega o jeito fica muito fácil. Ele possui opção para marcar páginas, grifar textos e fazer anotações. Também tem vários dicionários e permite que você procure palavras no texto. Ele também calcula estatísticas da sua leitura (horas de leitura, páginas viradas, média de páginas por minuto, quantidade de livros concluídos, total de horas lidas). Ao todo eu já li 57 livros no meu Kobo desde março/15. Este modelo permite a leitura de arquivos nas seguintes extensões: pdf e e-pub. Você não precisa comprar apenas no site da Livraria Cultura, é possvel comprar livros em outros sites e baixar no Kobo. Gosto dele também porque tem luz integrada e é muito bom para ler antes de dormir.
Todos deveriam experimentar ler em um leitor digital para tirar suas próprias conclusões, existe um certo preconceito com relação a eles. Acredito que exista espaço para os dois formatos. Mesmo depois que comprei o Kobo continuo comprando livros físicos. Alguns dias prefiro ler o livro físico e em outros o livro digital.  Muitas pessoas como eu gostam de guardar seus livros e por isso acredito que o livro físico não vai deixar de ser publicado.

Espero que o post de hoje tenha ajudado a esclarecer algumas dúvidas sobre os leitores digitais.

Vou ficando por aqui!

Beijos,


Deixe um comentário