Segunda-feira, 02 de novembro de 2015.




Olá pessoal!!!!

      Hoje vou falar sobre o livro Os bons segredos da Sarah Dessen publicado pela Editora Seguinte. Este é o primeiro livro que li da autora. Conheci este livro através da Pam Gonçalves do canal Tv Garota it do You Tube. A Pam é fã da autora e escreveu um comentário na contracapa do livro.
       O livro contra a história de Sydney, uma garota que sempre se sentiu invisível e vive á sombra de seu irmão mais velho Peyton, que sempre foi o foco de atenção da família. Peyton é três anos mais velho que Sydney. Os dois irmãos eram bem unidos até Peyton trocar de escola no início do Ensino Médio. No novo colégio ele começou a andar com garotos mais velhos que o desafiavam a fazer coisas como roubar sorvetes, se esconder no porta-malas de algum carro e outras coisas.
     O comportamento de Peyton com o tempo foi piorando, o que lhe rendeu diversas punições e temporadas de reabilitação. Até que Peyton acaba causando um acidente por dirigir bêbado, atropelando um garoto que fica paralítico. Ele acaba condenado a dezessete meses de prisão. A mãe de Sydney parece não entender a gravidade do que seu filho causou tratando-o como vítima e o pai acaba acatando tudo o que a esposa decide. Sydney parece ser a única que o responsabiliza por seus atos e que se preocupa com o garoto atropelado.
       Ela resolver mudar de escola para tentar mudar de ares e ajudar no orçamento, já que sua escola anterior era particular e os gastos com advogado para o julgamento de seu irmão foram altos. Sydney se sentiu deslocada no novo colégio. Depois do fim das aulas ela não queria ir para casa e encontra então uma pizzaria chamada Seaside Pizza. Lá conhece a família Chatham, proprietários da pizzaria. Sydney fica amiga de Layla, a filha mais nova, e de Mac, o único menino da família. Os dois estudam na mesma escola de Sydney. A amizade entre as duas é instantânea e Sydney compartilha com a sua nova amiga segredos que nunca contou a ninguém.
       A relação dela com toda a família Chatham vai se aprofundando, ela encontra neles pela primeira vez em sua vida aceitação. A outra filha da família Chatham, Rosie, também enfrentou problemas como seu irmão Peyton, mas não chega ao nível dos causados por ele. Com a sra. Chatham, que mesmo doente é quem mantém a união da família, Sydney compartilha o seu amor por reality shows; o sr. Chatham adora músicas tocadas no banjo, que é o único estilo de música tocada em sua pizzaria. A relação entre Mac e Sydney vai evoluindo para mais do que amizade. Ele parece enxergá-la como ela é de verdade.
      Sydney começa a ajudar Layla e Mac na pizzaria. Eles ficam responsáveis pelas entregas, o que permite a Sydney observar fragmentos da vida das pessoas. Ela e Mac brincam de adivinhar como são as pessoas de acordo com o que foi pedido e ela sempre acerta. Mas a vida de Sydney sofrerá mais uma reviravolta e ela terá que assumir o controle de sua vida e deixar de ser mera espectadora.

      Gostei muito da história apesar de achar a protagonista muito passiva. Durante muito tempo ela aceita tudo o que sua mãe impõe, assim como seu pai. Mas no decorrer da história ela consegue se encontrar com a ajuda da família Chatham.
      É muito bonita a amizade entre Layla e Sydney, em muitos momentos Layla sabe o que Sydney pensa e sente sem que ela diga nada. A ligação entre elas é muito grande. A relação com a sra. Chatham também é muito bonita, ela é a mãe que Sydney gostaria sua mãe fosse. Presente na vida de todos os filhos e sempre disposta a dizer palavras de encorajamento, mesmo estando muito doente. O relacionamento entre Mac e Sydney vai crescendo durante a história. Ele consegue enxergá-la quando ela se sente invisível. Sydney acaba "adotada" pela família Chatham.
     Recomendo este livro para todos, é uma história sobre amizade verdadeira, amor e relacionamento familiar, nos leva a refletir sobre nossa própria vida, como nos relacionamos com nossa família e amigos. Fiquei curiosa para ler outros títulos da autora publicados em português. Ela já escreveu ao todo 11 livros, mas foram publicados por aqui apenas os seguintes livros: O que aconteceu com o adeus, Aquele Verão e A caminho do verão publicados pela ID Editora e Just listen - A garota que esconde um segredo publicado pela Editora Farol (alguns títulos estão indisponíveis para compra).

Espero que tenha gostado da resenha.

Logo volto com um novo post!


Beijos,




Deixe um comentário